Características Físicas do Pug
O próprio nome da raça já indica o seu tamanho. Pug ou "pug-dog", como foi apelidado na Inglaterra, significa "coisa diminuta", ou "cachorro diminuto". Assim, esta raça não precisa de grandes espaços para sobreviver. É indicado para pessoas que não tenham muita atividade, uma vez que podem ser chamados de sedentários e seu porte físico não é bem adaptado a grandes esforços. Pequenos passeios, suprem a necessidade de exercitarem e ajuda a não engordarem, porém estes passeios devem ser feito nas horas mais frescas do dia;
É um cão quadrado e enxuto, de estrutura compacta e musculatura bem desenvolvida. A cabeça é grande, maciça, redonda.
O focinho do Pug é curto, obtuso, quadrado, e por isso tende a roncar bastante. Tem rugas profundas e grandes. Os olhos são grandes, escuros, brilhantes e de expressão doce. As orelhas do Pug são finas e pequenas.
A cauda é o mais enrolado possível sobre o dorso e a pelagem é lisa, fina, suave, curta e brilhante. As cores são o preto, amarelo damasco (abricot) e prata. Os cães amarelo damasco nascem sempre mais escuros e vão clareando com o tempo.
Com a pelagem curta, não é necessário cuidados especiais com esta, sendo suficientes apenas os banhos mensais.
O peso do Pug fica entre os 6,5 e 8 kg.
Temperamento e Características
O Pug é uma raça de temperamento calmo, dócil, que não late à toa, e adora ficar no colo. Não tem hábito de festejar a chegada das pessoas, nem mesmo as pessoas que são muito apegados. Apesar disso não gostam de ficar sozinhos. Seu latido é rouco e curto, não costumam latir demais, somente quando é necessário e por isso também são utilizados como cão de alarme.
Se relacionam bem com outros cães. Com crianças, desde que estas o tratem de maneira gentil e dócil, o pug também se relaciona bem com elas. É considerado um cão inteligente, está na 53ª colocação no Livro do psicológo Stanley Coren, A Inteligência dos Cães.
O Filhote do Pug
Contrariando os Pugs adultos, os seus filhotes são muito divertidos, enérgicos e brincalhões;
Se forem adestrados desde cedo e corretamente eles podem ser bastante educados e receptivos;
O treinamento de obediência deve ser aplicado o mais cedo possível, para que se obtenha maior sucesso;
Problemas de Saúde do Pug
Obesidade – são considerados gulosos e têm tendências a engordar, prejudicando sua coluna vertebral;
Dermatites – causadas por fungos, por mal secagem dos cães ou por lugares muito quentes;
Nenhum comentário:
Postar um comentário