sexta-feira, 20 de julho de 2012

Pug


Características Físicas do Pug


O próprio nome da raça já indica o seu tamanho. Pug ou "pug-dog", como foi apelidado na Inglaterra, significa "coisa diminuta", ou "cachorro diminuto". Assim, esta raça não precisa de grandes espaços para sobreviver. É indicado para pessoas que não tenham muita atividade, uma vez que podem ser chamados de sedentários e seu porte físico não é bem adaptado a grandes esforços. Pequenos passeios, suprem a necessidade de exercitarem e ajuda a não engordarem, porém estes passeios devem ser feito nas horas mais frescas do dia;


É um cão quadrado e enxuto, de estrutura compacta e musculatura bem desenvolvida. A cabeça é grande, maciça, redonda.
O focinho do Pug é curto, obtuso, quadrado, e por isso tende a roncar bastante. Tem rugas profundas e grandes. Os olhos são grandes, escuros, brilhantes e de expressão doce. As orelhas do Pug são finas e pequenas.


A cauda é o mais enrolado possível sobre o dorso e a pelagem é lisa, fina, suave, curta e brilhante. As cores são o preto, amarelo damasco (abricot) e prata. Os cães amarelo damasco nascem sempre mais escuros e vão clareando com o tempo.


Com a pelagem curta, não é necessário cuidados especiais com esta, sendo suficientes apenas os banhos mensais.


O peso do Pug fica entre os 6,5 e 8 kg.


Temperamento e Características


O Pug é uma raça de temperamento calmo, dócil, que não late à toa, e adora ficar no colo. Não tem hábito de festejar a chegada das pessoas, nem mesmo as pessoas que são muito apegados.  Apesar disso não gostam de ficar sozinhos. Seu latido é rouco e curto, não costumam latir demais, somente quando é necessário e por isso também são utilizados como cão de alarme. 
Se relacionam bem com outros cães. Com crianças, desde que estas o tratem de maneira gentil e dócil, o pug também se relaciona bem com elas. É considerado um cão inteligente, está na 53ª colocação no Livro do psicológo Stanley Coren,  A Inteligência dos Cães.


O Filhote do Pug


Contrariando os Pugs adultos, os seus filhotes são muito divertidos, enérgicos e brincalhões;
Se forem adestrados desde cedo e corretamente eles podem ser bastante educados e receptivos;






O treinamento de obediência deve ser aplicado o mais cedo possível, para que se obtenha maior sucesso;








  Problemas de Saúde do Pug


Obesidade – são considerados gulosos e têm tendências a engordar, prejudicando sua coluna vertebral;
Dermatites  – causadas por fungos, por mal secagem dos cães ou por lugares muito quentes;

Husky Siberiano


O Husky Siberiano é um cão de trabalho de porte médio, mas forte e com estrutura muscular bem desenvolvida. Originalmente foi utilizado para puxar o treno em países árticos. Criados por povos nômades, ele não tem senso de propriedade territorial ... sendo assim não preenche qualquer função de cão de guarda.


Cães criado em matilha e família, ele mantive a docilidade e afeto a pessoas -mas ele não gosta ficar muito tempo sozinho. Assim, se pensa em ter um cão desta raça, saiba que, antes de mais nada, precisará oferecer bastante tempo e atenção. A família humana sempre e visto como a matilha e companheiros. 


Apresenta um temperamento muito dócil. O Husky e muito ligado ao dono, porem aceita mudança da família sem apresentar grandes problemas, desde que ele encontra novamente uma matilia / família,incluido o “lugar dele” na hierarquia.  De temperamento independente, não deve se esperar a obediência da escola tradicional , porem na base de parceria o Husky e capaz de extrema performance em competições, esportes e atividades. Esta parceria - contato entre as pessoa e o cão- se faz necessário para o seu trabalho original - de puxar trenó. Afinal sem um pouquinho de obdencia, o trenó puxado por eles não iria para lugar algum - sendo apenas dirigido pelo comando de voz.....




CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

- O husky siberiano é um cão forte com uma estrutura muscular bem desenvolvida.
- A pele é coberta com duas camadas de pêlo.
- Possuem olhos de cores bem chamativas como, por exemplo, verdes, azuis, amarelos ou castanhos.
- Geralmente possuem as pernas na cor branca com manchas na cabeça e no rabo.
 - O corpo é coberto por pêlos nas cores brancas e cinza (mais comum) ou brancas em combinações com: vermelho cobre, preta, marrom avermelhada. Pode apresentar-se também todo na cor branca.
- Possuem orelhas de porte médio, apontadas para cima.
- Em média, os huskies medem de 50 a 60 cm de altura.



 COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- O husky siberiano é uma raça que gosta de brincar.
- Necessita de grandes espaços para queimar a energia.
- São espertos e atentos, percebendo facilmente tudo que ocorre ao seu redor.
- São carinhosos e companheiros.
- Possuem instinto de caça, podendo perseguir e matar gatos, ratos, coelhos ou outros animais de pequeno porte.
- Podem se tornar agressivos quando atacados por outros cães.
- A expectativa de vida desta raça é de 10 a 15 anos de idade.
- Possuem o hábito de lamber o pêlo como medida de higiene.
- Podem ser adestrados, porém não assimilam completamente o treinamento.


Apesar de não constar nas listas das raças mais inteligentes , e capaz aprender coisas , sem ser ensinado - abrir portas para ambos os lados ja e convencial... abrir porta de geladeira, etc.
Fazendo enterder o que queremos do nosso Siberiano , ele fará com certeza , sem cansaço.
Enfim, ele requer a atenção do dono - ate poderá ser ciumento!
A pessoas estranhas ou visitas em casa o Husky geralmente se comporta com curiosidade Porem reservada. Não apresenta nem um sinal de agressividade.Crianças são bem tolerados .


  
O Husky possui, alem da beleza natural – um temperamento único. Você terá um amigo e companheiro a vida toda!! 


domingo, 15 de julho de 2012

Poodle


     O poodle é um dos mais famosos cães franceses. É um cão, considerado por especialistas, dos mais inteligentes. É capaz de aprender com extrema facilidade, o que o tornou muito difundido em todo o mundo. Além dessas qualidades, deve-se levar em conta sua beleza e originalidade.


     Trata-se na realidade, de um cão anatomicamente bem constituído e muito gracioso, que se distingue também, pela sua característica tosa, que o diferencia de qualquer outra raça. É um excelente companheiro. De linhas harmoniosas, o poodle possui aspecto inteligente, constantemente alerta e ativo.

     O poodle é famoso pela fidelidade, aptidão para o adestramento, obediência, o que faz dele um cão de companhia muito agradável. Seus olhos têm coloração marrom, âmbar escuro, ou preto.

     Os olhos do poodle são levemente oblíquos, situados na altura do stop. As orelhas são longas e a cauda de inserção bastante alta.

     Na raça poodle, a pelagem do tipo crespa é abundante, de textura fina, lanosa, bem crespa, elástica e resistente a pressão da mão.

     Já a pelagem do tipo encordoado é, também, abundante, de textura fina e espessa que forma cordõezinhos típicos e longos, não inferiores a 20 cm. As cores são o preto, branco, marrom, cinza e abricó.


    Quanto ao tamanho, à raça poodle tem quatro variedades: tamanho gigante, de 45 à 60 cm; tamanho médio, de 35 à 45 cm; tamanho miniatura ou anão, de 28 à 35 cm, e por fim o Toy, com no máximo 28 cm, medidos sempre na altura da cernelha.













sexta-feira, 6 de julho de 2012

Shar Pei


     Vindo provavelmente das aldeias que rodeiam o mar da China Meridional, o Shar Pei é uma raça inteligente, leal e alerta.
     O Shar Pei possui pelagem curta e dura, sem sub-pêlo, e nunca deve ser tosado. Todas as cores sólidas são aceitas para a raça, exceto o branco.

                
     De tamanho mediano, o shar pei é uma raça que possui de 44 a 51 cm, medidos sempre à altura da cernelha. É um fantástico companheiro, calmo, independente, e muito afetuoso à família. 
    
     As rugas sobre a cabeça e a cernelha são as características mais marcantes da raça Shar Pei.         

terça-feira, 3 de julho de 2012

Dálmatas


     A genealogia precisa do Dálmata continua desconhecida. Alguns entusiastas reivindicam evidências de que tenha se originado no Egito antigo onde aparece em imagens sobre as tumbas dos faraós. Outros defendem que tenha surgido na Dalmácia, região da Iugoslávia, afirmando que o nome da raça advém do nome da região.
Foi usado inicialmente para guardar estábulos e também como escolta das carruagens, correndo ao lado e atrás delas. Tornou-se mascote dos bombeiros americanos (resquício do tempo em que os caminhões de bombeiros eram puxados por cavalos).

PERSONALIDADE
     O Dálmata é um cão que não requer muitos cuidados especiais. Extremamente ativo e brincalhão precisa de muito exercício.
É especialmente dedicado ao dono, seguindo-o qualquer que seja seu meio de transporte. Extremamente dócil e amoroso, caracteriza-se como uma raça leal, inteligente e ativa e manteve sua popularidade por muitos anos.
Esta popularidade pode ser atribuída em grande parte ao "empurrãozinho" de Walt Disney e seu "Os 101 Dálmatas", em 1961, filme no qual a vilã cobiça a maravilhosa pelagem branca enfeitada pelas pintas escuras para fazer um casaco.
Criadores do mundo todo admitem que a popularidade do Dálmata esteve intimamente ligada ao grande sucesso do desenho animado - e do seu relançamento em vídeo e da nova versão em 2006. Vários países, entre eles Inglaterra, Itália e Japão, assistiram a uma duplicação do número de registros de nascimentos de Dálmatas. Na Inglaterra e na Itália, a raça esteve durante anos entre as 14 mais procuradas; no Japão, ocupou o 26º lugar. Nos Estados Unidos, o Dálmata permanece entre as onze mais desde 1993 (em 1994, o Dálmata era a 9ª raça a mais registrada).

FILHOTE
     Os filhotes dos Dálmatas nascem brancos e as manchas características começam a surgir apenas após 15 dias. É importante que se verifique os pais dos filhotes para se ter uma idéia mais precisa de como se parecerá quando adulto e também deve-se certificar que o filhotinho não tenha manchas já ao nascer, o que caracterizaria as "patches" (grandes manchas).
Outro cuidado a ser tomado pelo futuro proprietário, no caso de exemplares cor de fígado, é saber a cor dos antepassados, já que caso haja seguidos cruzamento de exemplares cor de fígado, os descendentes podem apresentar problemas de pigmentação.

ALUMAS CARACTERÍSTICAS:
  • Atrair olhares admirados com sua beleza
  • Ostentar elegância
  • Ser elétrico por natureza
  • Precisar de muito movimento
  • Distribuir alegria por onde passa
  • Estar sempre pronto a corridas e caminhadas
  • Ser brincalhão, meigo, sociável e dócil com crianças
  • Ter afinidade com cavalos
  • Desconfiar de estranhos, e avisar sua presença, com latidos de alerta
  • Conviver bem com outros animais
  • Ser rústico, limpo e ter uma saúde de ferro
  • Adorar passeios de carro
  • Apreciar a companhia do dono
  • Viver bem dentro de casa

PROBLEMAS COMUNS
     O grande problema congênito de saúde observado é a surdez.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Labrador

       O labrador é um cão conhecido e querido em todo o mundo, tanto que já foi até estrela do filme "Marley e eu", com seu jeito descontraído e brincalhão. É um típico cão de família, mas o que muitos não sabem é que essa raça originária da Ilha de Terra Nova, no Canadá, foi e ainda é utilizado para o trabalho. Este cão, inicialmente, era utilizado pelos pescadores para puxar as redes de pesca até a terra e buscar objetos dentro d’água. Além de sua capacidade de trabalho, era também admirado pela sua pelagem lisa e prática, impermeável, ideal para exercícios aquáticos. Por isso, foi levado ao Reino Unido, onde era utilizado com cão de caça, buscando aves abatidas e, anos depois, difundiu-se pelo mundo.







       Por conta de seus antepassados trabalhadores, o labrador é um cão cheio de energia e precisa de muita atividade física diária, sendo a companhia ideal para quem gosta de se exercitar!

       Passeios, brincadeiras e treinamento de obediência podem ajudar o cão a se adaptar melhor em casa, fazer menos bagunça e suprir sua necessidade de exercício físico. Estes cães gostam bastante do contato com pessoas, o que facilita o treinamento e faz deles ótimos candidatos a trabalhos nobres como cães-guias, cães de busca e farejadores. Segundo o ranking elaborado por Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cães o Labrador ocupa a 7ª posição no que se refere à obediência para o trabalho. São ótimos com crianças, brincalhões e divertidos, e também são extremamente sociáveis com outros cães. Contudo, essa personalidade brilhante deve-se não só à genética, mas também ao manejo e sociabilização do cão.

       Labradores podem estar sujeitos a uma condição genética chamada displasia coxofemoral, que pode ou não apresentar sintomas. Por isso, na hora de comprar um filhote é importante conhecer o criador e os pais, e se certificar de sua condição física. Por conta de seu porte robusto e forte, é necessário controlar a alimentação, mantendo-o no peso ideal, pois tem uma tendência a obesidade. O labrador apresenta três cores padrão: amarelo, chocolate e preto. Sua pelagem é de fácil manutenção, requerendo banhos e escovação.

       Verdadeiros cães de família ou prontos para o trabalho, a verdade é que o labrador é uma raça adorável e divertida, carinhosa e amigável com certeza conquista a todos por onde passa!

domingo, 1 de julho de 2012

Parasitas

Existem parasitas internos e externos. Os internos são o que chamamos de "vermes" e os externos são as pulgas e carrapatos, principalmente.

Parasitas Internos
Tanto durante a gestação quanto no período de aleitamento, a mãe pode transmitir vermes aos filhotes, motivo pelo qual é importante vermifugar a fêmea antes do acasalamento. Porém, mesmo tendo tomado essa providência, os filhotes devem ser vermifugados.
A vermifugação dos filhotes é feita em três doses, que devem ser administradas aos 30, 45 e 60 dias de vida. Mas o animal adulto também precisa ser vermfugado rotineiramente. O remédio a ser utilizado a ser utilizado e a periodicidade recomendada devem ser indicados pelo veterinário. A vermifugação elimina os vermes, mas não impede que o animal os contraia. Portanto, cuidados com higiene são fundamentais.
Fique atento às fezes do animal: se perceber sinais de vermes, redobre os cuidados com higiene. Eis alumas regras que devem ser observadas:
* Recolher as fezes do animal o mais rapidamente possível;
* Limpar com mais frequência a área reservada ao animal;
* Lavar bem as mãos depois de ter contato com o cachorro;
* Evitar que seu cachorro lamba as pessoas ou outros animais, pois sua saliva pode estar contaminada;
* Caso exista mais de um animal na casa, deixe-os separados caso algum deles esteja em tratamento.

Parasitas Externos
Pulgas, carrapatos e piolhos são os parasitas externos mais comuns. Para evitar que se instalem em seu amigão, adote algumas medidas preventivas, como:
* Uso de coleiras antiparasitas pelo animal;
* Manutenção da limpeza de ambiente;
* Escovação frequente dos pelos do animal;
* Aplicação de produtos anti-parasitas.
É muito fácil saber se se mascote está com algum parasita externo: observe se ele se coça muito, se os pelos caem mais do que de costume ou se ele apresenta feridas na pele.
Os parasitas externos são um problema muito grave, pois as pulgas, por exemplo, chupam o sangue do animal e caminham ela pele dele, podendo causar anemia, lesões cutâneas graves e até mesmo o esgotamento do organismo, levando-o à morte.